terça-feira, 28 de julho de 2009

Se for só por vaidade...

As ruas que eu caminhava mudaram de direção
Quando a gente se cruzou bem antes de chegar ao cume
E servi ainda frio meu coração.
Ah! Agora não tem mais jeito, Ludov foi um belo golpe do peito.





P.S. : Uma declaração de amor ao Ludov em um verso de apenas 4 linhas usando o nome ou alguma citação das quatro músicas liberadas para download.

P.S.2 : O título não conta, hein? HAUIHAIUH!

P.S.3 : Fiz no ônibus, indo para o Senac.

sábado, 18 de julho de 2009

Vamos doar sangue?

Tem dúvidas sobre o procedimento? Aqui vai o passo-a-passo:



Doar sangue é um ato simples e bastante seguro. Em um posto de doação, qualquer pessoa disposta a ceder seu sangue passa por um processo de triagem.

Todo o material recolhido é várias vezes testado e cuidadosamente examinado. Tudo ocorreacontece de forma bastante rápida. O processo pode ser realizado em cerca de 30 minutos, apenas.

- Ao chegar a um posto, o possível doador precisa passar, em princípio, por um rápido teste de anemia. Depois, sua pressão arterial é medida e, se ela não estiver alta ou baixa demais, a pessoa é encaminhada para uma entrevista com um profissional.

- Com base nas respostas do voluntário, sobre seus hábitos e seu estado de saúde, o responsável avalia se o procedimento pode trazer risco a quem vai retirar sangue ou aos receptores. Não havendo problemas, a pessoa é encaminhada para a doação.

- Essa etapa dura entre 10 e 15 minutos. Cada pessoa doa cerca de 450 mililitro de sangue, que são transferidos para uma bolsa de plástico fechada e esterilizada. Depois disso, o doador recebe um lanche e é liberado.

- O sangue, logo a seguir, é estocado em temperatura entre 1º e 6º Celsius positivos. Uma pequena parte dele, recolhida em um tubo antes ou durante a coleta, passa, então, por uma série de testes para detectar se o doador era portador de alguma doença infecciosa que pudesse contaminar os receptores.

- É verificada a possibilidade de o doador ter tido, entre outros problemas de saúde, sífilis, hepatite B e C, doença de chagas ou AIDS.

- Se o sangue estiver em condições de ser aproveitado, será processado para que seus componentes sejam separados. Isso significa dividi-lo em hemácias, plasmas, plaquetas e crioprecipitado.

- Com os componentes separados ou não, o sangue continua armazenado, em temperatura adequada, dentro de bolsas plásticas bem vedadas, até ser levado para o hospital ou centro médico que irá realizar a transfusão.



Recomendações

O uso de materiais individuais e descartáveis é obrigatório em todos os estabelecimentos de coleta de sangue. Apesar de essa ser uma prática comum para os profissionais dos bancos de sangue ou laboratórios, é importante ficar atento à utilização desses materiais.

No dia em que for feita a doação de sangue é importante tomar muita água, para repor o líquido perdido.

Tipos sanguíneos

O sangue humano é dividido em grupos e subgrupos. Cada pessoa possui um tipo sanguíneo. Ele pode ser identificado em qualquer banco de sangue ou laboratório, por meio de um exame feito a partir da coleta de apenas uma gota de sangue.

Existem oito combinações de grupo sangüíneo (A, B, AB e O) e Rh (positivo e negativo). No Brasil, 87% da população tem sangue do tipo O ou A. Outras 10% têm sangue do grupo B. E somente 3% têm sangue do tipo AB. Mas o mais raro é o O negativo.

Esse tipo sangüíneo, que apenas 9% dos brasileiros possuem, é também chamado de universal, pois pode ser doados a qualquer pessoa. Por ser mais difícil de encontrar, é também o mais necessário nos bancos de sangue.

Fim dos mitos

Sempre é importante lembrar que doar sangue não faz mal para a saúde. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, doar não emagrece e nem deixa o sangue mais ralo ou grosso.

Fazendo uma doação não há risco de se contrair nenhuma doença. Todo o material utilizado na coleta é descartável e individual.





Fonte.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Paralelamente: Ciência Urbana


Luto para ir aonde ninguém foi. Fui buscar qualquer outro lugar pra tentar ser feliz, onde eu possa rir do que passou e te perdoe. Mas não posso dizer, tampouco admitir que será mais fácil esquecer e ir sorrir.
Pra te dizer que as opções ainda estão aqui, quase estraguei toda a construção: uma família como a gente quis. Se eu me enganei, não foi por mal, afinal meus olhos ainda eram diamante, já chorei a beça e de hoje em diante viraram rubi.
Ninguém aqui jamais será tão só como eu, sobrenatural é eu saber que não serei pra sempre assim, pois passado é propulsão. Todos meus caminhos começam com um pé no chão.
Não venha me dizer agora “O jogo acabou e a vida demora a voltar ao que era...”, quer saber? Meu refúgio, minha redenção é ver você acreditar em mim, com força e precisão.
Hoje todos fogem do que ontem era lei... Se é o início ou é o fim? Vou descobrir, talvez. E que não seja tarde... Pra que duvidar do meu fim, se o fim virá sem se importar se eu acertei? Cansei de duvidar, e o melhor que faço é fazer o que sei!
É hora da partida, minha alma está solta como a despedida de quem sabe que volta um dia. Levo a mala leve, sem pesar, quero acreditar nesse seu Deus, dos charlatães, dos castiçais e dos sermões, porque sei que vou voltar em breve! Sigo em paz com meus botões até achar a melhor equação, e vou além, até entender como é que dois e dois se tornam um par.
Nada vai mudar, até os seus cabelos que você insiste em mantê-los! Mas, tanto faz ou tanto fez, se vale a pena começar outra vez... Eu insisto, o amor, onde está? Você me diz que tem plano pra nós dois, um plano pra depois, diz que está muito infeliz; agora eu que não paro de rir! Tenha a certeza de que alguém vai lhe abandonar.

Quando precisar, me liga que eu te vejo.










*Junção de letras das músicas do Disco Paralelo, cd da banda Ludov, lançado em 2007. Por Lara & Pierre, dia 12/07/2009, às 20h06.